Escolha uma Página

Brasil: concluir a refundação ou prolongar a dependência

Há cinquenta anos o autor acompanha o curso político-social do Brasil, assessorando movimentos sociais e vários tipos de comunidades de base cristãs, unindo a tudo isso um estudo acurado dos principais intérpretes de nossa história. Agora, reúne nesta obra suas reflexões provocadas pela atual crise que atinge os fundamentos de nossa sociedade. Segundo Boff, seguramente o resultado final da crise atual é um novo pensamento sobre o Brasil e a definição de um projeto nacional, soberano, autônomo e aberto à nova fase planetária da humanidade.

Link do site da Livraria Vozes

“Refundar o Brasil é buscar novos fundamentos. O primeiro é a nossa natureza, uma riqueza mundial, as maiores florestas úmidas estão aqui, potência em água, maior biodiversidade, temos milhões de hectares férteis que poderiam matar a fome e a sede com mesa posta para todos.

O segundo fundamento é a cultura brasileira, que é riquíssima. Mas falo do modo do povo viver. Preconceitos e ódio não são da tradição do povo, mas vem das classes dominantes, que transmitiram o ódio que tinham dos escravos e repassaram aos pobres. E, apesar de tudo temos essa cultura popular alegre, criadora, inventiva que é capaz nos levar a nova travessia.

O terceiro ponto é o povo brasileiro, que é a maior riqueza do Brasil. Eles construíram tudo o que temos e foram explorados durante toda nossa história pela elite brasileira.”
– Leonardo Boff

“É preciso refundar o Brasil”, defende Boff em novo livro