Prosumidor é um termo que significa ser simultaneamente produtor e consumidor. É a resposta que muitos que perderam o emprego ou foram precarizados estão dando à esta fase adiantada do capitalismo mundial altamenet concentrador e excludente.
Reforça-se o desenvolvimento regional, buscam-se formas de produção solidária e cooperativa. Energias alternativas, alimentos orgânicos e software livres são os produtos mais recorrentes, fruto desta nova forma de se defender contra os danos humanos, sociais e civilizatórios produzidos pelo modo de produção capitalista exacerbado e mundialmente artculado.
Por todas as parte estão surgindo prosumidores, no campo e nas cidades, onde hortas comunitárias e pequenas empresas familiares se articulam com outras e conseguem sua subsistência e uma qualidade de vida decente.
Leonardo Boff é ecoteólogo, membro da Iniciativa da Carta da Terra
Republicou isso em Paulosisinno's Bloge comentado:
Prosumidor: novo sujeito de luta pós-capitalista – Leonardo Boff – 22/07/2017
Prosumidor é um termo que significa ser simultaneamente produtor e consumidor. É a resposta que muitos que perderam o emprego ou foram precarizados estão dando à esta fase adiantada do capitalismo mundial altamente concentrador e excludente.
Reforça-se o desenvolvimento regional, buscam-se formas de produção solidária e cooperativa. Energias alternativas, alimentos orgânicos e software livres são os produtos mais recorrentes, fruto desta nova forma de se defender contra os danos humanos, sociais e civilizatórios produzidos pelo modo de produção capitalista exacerbado e mundialmente articulado.
Por todas as parte estão surgindo prosumidores, no campo e nas cidades, onde hortas comunitárias e pequenas empresas familiares se articulam com outras e conseguem sua subsistência e uma qualidade de vida decente.
Leonardo Boff é ecoteólogo, membro da Iniciativa da Carta da Terra
Me parece que o momento pressupõe uma semelhança a idade média, onde a igreja era o Estado e detinha todo o poder, pois agora temos políticos/empresários que estão no poder, ou seja, sendo estado e poder. Classes sociais praticamente não existe mais, pois o que existe são os poderosos e o resto, assim como era na idade média, a igreja (poder) e o resto. Na década de 80 como as crianças eram tratadas de suas doenças? Chazinho da vovó, vizinho compartilhando um alimento e por aí vai, ou seja, um retrocesso agressivo! Os “capitalistas” pregam meritocracia e tantos blá-blá-blá mas mata e assola o povo, ou seja, aquilo que você chama de prosumidor, nada mais é do que a receita da vovó de volta! Forte abraço! Pax et bonum!
Tenho por você uma enorme admiração , parabéns pela sua postura na vida .
É a inteligência digna do filho de Deus fomentando saídas honrosas. Penso também na feira de trocas, objetos , etc.
Não recebi o artigo sobre o TESTE, estou desejosa de fazê-lo. Peço enviar para mim.
Marilza, tive um problema com o computador e tive que fazer um teste que era apenas uma palavra sem prometer conteúdo nenhum,. Agradeço seus comentários sempre judiciosos e com um grande espírito evangélico. Parabens e bom domingo:Lboff
A Luz Divina é fiel.eis a oportunidade de LIBERTARMO-NOS DO CONSUMISMO CRUEL, ESCRAVIZADOR ! “Há males que vem para bens!”. Grata pelo comentário e Bom Dia do Senhor!
Republicou isso em Zefacilitador.