O Pe. JOSE OSCAR BEOZZO é conhecido como um dos mais sérios historiadores e teólogos brasieiros. Aqui ele traça o perfil do arcebispo de San Salvador, Dom Oscar Arnulfo Romero, assassinado enquanto erguia o cálice consagrado. Inicialmente, era tido como um bispo conservador, mas foi mudando ao assistir às matanças indiscrimadas que as forças de repressão de seu pais faziam contra o povo, os camponeses e os próprios membros das comunidades eclesiais de base e mesmo contra religiosas e padres como o Pe. Rutilio Grande. Transformou-se no grande defensor dos direitos humanos e dos direitos dos pobres que, segundo a Bíblia, são direitos de Deus. Como estes não têm ninguem para os defender, Deus mesmo os toma sob sua guarda e se coloca do lado deles. Conheci pessoalmente a Dom Romero, durante os dias da grande assembléia dos bispos latino-americanos (CELAM) em Puebla na Colômbia em 1979. Lembro-me que, chamando-me de lado, quase como numa súplica, me pediu:”Padre Boff, ajude-nos a fazer uma teologia da vida, pois no meu país a morte é absolutamente banal; cada dia se mata muita e muita gente inocente”. Ele sucumbiu à esta banalidade da morte. Morreu por causa da justiça, um dos bens maiores do Reino de Deus. Não morreu por razões da política local. Mas por causa de sua coragem de denunciar, no seu programa de rádio dominical, os torturadores e assassinos de tantos pobres e camponeses. O Papa Francisco que vem do caldo cultural desta Igreja que se compromete com os invisíveis e com as vítimas da violência repressiva, entendeu o significado de sua vida. Abriu as portas para a siua beatificação e posterior canonização. Dom Romero é um exemplo de profunda santidade pessoal, santidade política (a que busca o bem de todos, especialmente dos deserdados), de um pastor que teve a coragem de dar a sua vida por seus irmãos e irmãs perseguidos: Lboff
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Nessa terça-feira, 03 de março, o Papa Francisco declarou que Mons. Oscar Romero, arcebispo de El Salvador, sofreu martírio por “ódio contra a fé” e que não foi assassinado simplesmente por razões políticas.
A palavra do Papa, quase 35 anos depois que o arcebispo foi baleado e morto, a 24 de março de 1980, enquanto celebrava a missa na capela do Hospital da Divina Providência em São Salvador, abre o caminho para sua rápida beatificação e canonização.
O processo encontrava-se bloqueado em Roma por aqueles que classificavam sua morte como resultado de suas opções políticas e não por causa do seu profético e evangélico testemunho em favor dos pobres e pequenos. O papa já dera um primeiro passo nessa direção quando logo após sua eleição, a 21 de abril de 2013, ordenara a reabertura de seu processo na Congregação das Causas dos Santos.
Para centenas de milhares de comunidades cristãs do continente, Oscar Romero foi desde o dia do seu martírio considerado santo e invocado como São Romero da América Latina, num profundo e certeiro reconhecimento do “sensus fidelium”de sua santidade e do sentido de sua morte: seu empenho em favor da paz, sua luta contra a pobreza e a injustiça e sobretudo a declarada oposição à infame guerra de “baixa intensidade”. A guerra, no pequeno El Salvador, na época, com pouco mais de 5 milhões de habitantes deixou mais de 70.000 mortos e 1,5 milhão de refugiados, a maior parte exilados nos Estados Unidos.
Mercedes Sosa, na conhecida canção latino-americana, “Solo le pido a Dios”, canta com paixão:
Sólo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente
E prossegue nas outras estrofes:
Sólo le pido a Dios
Que el dolor no me sea indiferente
Sólo le pido a Dios
Que lo injusto no me sea indiferente
Sólo le pido a Dios
Que el futuro no me sea indiferente
Romero não foi indiferente nem à dor da pobre gente, nem à guerra, nem à injustiça, nem à falta de futuro e esperança que se abatia sobre seu povo.
O bispo poeta de São Felix do Araguaia, Dom Pedro Casaldaliga, no dia seguinte ao assassinato de Oscar Romero, associou prontamente sua morte ao martírio e ao sangue derramado pelo próprio Cristo na cruz, para terminar invocando-o, sem nenhuma hesitação:
“San Romero de América, pastor y mártir nuestro”.
Reproduzo na sequência a significativa página do seu diário, “En Rebelde Fidelidad” do mês de março de 1980:
Día 25
Ayer murió, matado, Monseñor Oscar Romero, el buen pastor de El Salvador. Mientras celebraba la eucaristía. Su sangre se ha mezclado para siempre con la sangre gloriosa de Jesús y con la sangre, todavía profanada, de tantos salvadoreños, de tantos latinoamericanos.
Romero, flor de una paz que parece imposible en esa Centroamérica sufrida.
La impresión que se tiene, sin posible duda, es que lo ha matado el Imperio. Su muerte es una muerte a sueldo, a divisa, a dólar. Era demasiado poderosa y libre su voz y había que apagarla. El lo sabía y estaba preparado para este sacrificio.
Ha sido en la víspera de la Anunciación. El ángel del Señor se ha anticipado para anunciar, con esta muerte, la llegada de un tiempo de vida para El Salvador, para América Central, para todo el Continente.
San Romero de América, pastor y mártir nuestro.
Clara lección para todos los pastores…
No es posible que el Dios de los pobres no recoja esta oblación”.
Outras Igrejas não esperaram este tardio reconhecimento romano para incluir Oscar Romero no seu próprio calendário litúrgico, como mártir, exemplo de vida e santidade e inspiração para seus fieis. Assim, a Igreja Anglicana da Inglaterra arrolou Romero como mártir, no calendário do seu “Common Worship”. O mesmo aconteceu com a Igreja Luterana da Alemanha.
Quando Bento XVI a 17 de setembro de 2010, adentrou, como primeiro papa a fazê-lo, o imponente portal oeste da Abadia de Westminster de Londres, teve que passar por sob a estátua de Oscar Romero perfilada ao lado do pastor batista Martin Luther King, de Ghandi e de outros mártires do século XX, ali representados.
Artistas renomados e artesões populares não tardaram a retratar Romero como santo. Adolfo Perez Esquivel, o prêmio Nobel da Paz (1980), ao pintar a Via Sacra latino-americana e o grande painel do “novo céu e a nova terra” para a Campanha quaresmal da Igreja da Alemanha, retratou o Cristo Ressuscitado caminhando à frente da multidão daqueles que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, capitaneados por Oscar Romero e por Enrique Angelleli, o bispo mártir de La Rioja na Argentina seguidos pelo cortejo de leigos e leigas, sacerdotes e religiosas, que derramaram seu sangue pela fé e pela justiça na América Latina, nos anos de chumbo das ditaduras militares.
O artista da libertação Cerezo Barredo ao pintar em 1986, o painel por detrás do altar da Igreja dos Mártires da Caminhada em Ribeirão Cascalheira, local do martírio do Pe. Penido Burnier, SJ, o coloca ao lado de Romero e do Ressuscitado e junto com os lavradores assassinados pelo latifúndio, de suas mulheres torturadas pela polícia e de tantos outros mártires anônimos da Igreja latino-americana. Noutro painel de Romero, Cerezo reproduz as palavras proféticas do arcebispo, pouco antes do seu assassinato: “Se me matam, ressuscitarei no povo salvadorenho”.
Cláudio Pastro, que vem ilustrando a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e sede da V Conferência do Episcopado Latino-americano, em 2007, incluiu no painel de azulejo azul e branco que cobre o coro da entrada principal do templo, ao lado dos mártires dos tempos passados, os de hoje, entre os quais o índio Márçal Guarani, o arcebispo Romero e a Ir. Dorothy Stang, missionária norte-americana assassinada 12 de fevereiro de 2005 na Amazônia brasileira. Irmã Dorothy foi morta por pistoleiros, por defender pequenos lavradores de um projeto de agricultura sustentável, contra a devastação das grandes madeireiras. Estas, sob o olhar complacente quando não conivente das autoridades, abatem as árvores para alimentar o lucrativo comércio da exportação ilegal de madeira para a Europa.
Os artistas e o sentimento e piedade popular se antecipam no reconhecimento de novas formas de santidade que vão da luta em favor da vida dos pequenos e injustiçados, da denúncia da ganância do capital e dos impérios, até a defesa intransigente da água, da terra, das florestas, como bens comuns necessários à vida e não apenas “mercadorias” a mais, a serviço do lucro.
Quando o jovem bispo de Ivrea, Betazzi, então bispo auxiliar de Bologna, interveio no Vaticano II, sob nutrido aplauso da Aula conciliar, para pedir a canonização imediata de João XXIII pelos padres conciliares, estava querendo consagrar todo um programa, um projeto e um sonho de nova Igreja e nova humanidade. Nesse sentido, comentou o Cardeal Lercaro, que essa proposta da imediata canonização de João XXIII pelo Concílio representava a acolhida das decisões conciliares na vida da Igreja. A proclamação da santidade de João XXIII não era apenas a de “uma santidade exemplar (igual a de outros santos), e sim de uma santidade programática de uma nova época da Igreja, individualizada no santo pastor, doutor e profeta reconhecido como seu antecipador”.
A santidade de Romero é também uma santidade programática que remete à evangélica opção preferencial pelos pobres, a uma fé atuante no mundo e à profecia como inarredável tarefa dos pastores e de todos os batizados, num continente nominalmente cristão, que convive em aparente indiferença, com as seculares desigualdades e injustiças que marcam nossas sociedades dos tempos coloniais até hoje.
Pe. José Oscar Beozzo
[1] En rebelde fidelidad: Diario de PEDRO CASALDALIGA – 1977/1983. Barcelona: Desclée de Brouwer, p. 18.
[2] http://servicioskoinonia.org/cerezo/imagenes/MinoRomero2006port.jpg
[3] Citado por G. ALBERIGO, Breve História do Concílio Vaticano II. Aparecida: Editora Santuário, 2006, p. 150.
Aquí na Nicarágua o nome do nosso prezado amigo Leonardo Boff, voltou sair nos principais meios de comunicacao como assessor de ditador nicaragüense Daniel Ortega, eis os comentarios em Confidencial jornal de analisis no nosso pais:
“Otro consejero de Ortega para el canal interoceánico es el teólogo y ambientalista brasileño Leonardo Boff. Ortega dijo públicamente que Boff lo habían convencido sobre el canal durante una reunión celebrada en casa de otro de sus asesores, Miguel D´Escoto, que fue canciller durante los años ochenta y hoy es su asesor en materia internacional.
Boff se vio obligado a decir en un correo electrónico que había sido una “conversación informal” y desmintió que lo hubiese convencido.”
aquí nos gostaría que tipo de assesoria faz por ditador nicaraguense ??
– See more at: http://www.confidencial.com.ni/articulo/20921/los-24-quot-asesores-quot-de-ortega#sthash.YZib6Lu1.dpuf
Mario,
No soy asesor de nadie. Raramente he estado en Nicaragua, las pocas veces a invitación del Padre Miguel d’Escoto que yo aprecio mucho por su piedad y por su sentido profundo de amor al pueblo pobre de Nicaragua y por su empeño por la justicia social.
La decisión de construir el Canal es cuestión del pueblo nicaraguense y de su gobierno. Yo no soy especialista en cuestiones de esta naturaleza. Tengo opiniones sobre ecología en general sobre la cual he escrito bastante. Creo que la inclusión de mi nombre en esta discusión especifica es exagerada y en el fondo equivocada. No he dado ningún consejo oficial, ni tengo autoridad para esto, para que el gobierno de Nicaragua iniciara esta obra de gran relevancia.lboff
Irmão Leonardo, acredito que houve um erro de digitação quando citou Puebla, que fica no México, e não na Colômbia. Parabéns ao irmão Beozzo pelo texto.
Companheiros e companheiras, paz e bem.
Em 24 de março de 2015 fará 35 anos do assassinato do arcebispo de El Salvador, Dom Óscar Romero.
Não podemos deixar a data passar em branco, por isso a Página Identidade Pejoteira, sugere a todos os grupos de jovens da Pastoral da Juventude que se unam nas suas paróquias, dioceses e regionais e possam fazer uma Romaria dos Mártires no dia 21 de março próximo, já que o dia do martírio cairá numa terça-feira, o que não impede também, mas no sábado, acreditamos que se possa juntar mais pessoas e jovens.
O material para esta Romaria pode ser o mesmo que foi lançado pela Cajueiro durante o XI ENPJ, mas nós da Página Identidade Pejoteira estaremos preparando também um roteiro alternativo.
O horário de realização, devido à violência de nossas cidades poderá ser das 16 às 18 horas, ou das 18 às 20 horas. O importante é que façamos esta Romaria, com Ofício Divino dos Mártires da Caminhada e ou com Celebração Eucarística.
Compartilhem esta ideia, e se forem realizar, tirem fotos e façam vídeos e mandem para a Identidade Pejoteira que iremos postar.
Com fraternura nos despedimos.
Administradores/as da Página Identidade Pejoteira
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Muito triste a realidade dos povos pobres da América Latina, nas favelas do Brasil se mata muito no escuro e ninguém prova nada, afinal não fazemos falta e como diz a sociedade do comodismo: É menos um pra incomodar, pra ser pobre em favela só nos resta ser santos. Bandidos já somos.
Republicou isso em Alejandro Valle Baeza.
Muito bom um pouco mais de cultura.
Obrigado.
Comovente. Quem tenta o bem dos outros expoe-se sempre, mesmo até á morte. A especie humanoid sofre duma terrível doença crónica e parece que jamais se encontrar a cura: crueldade.
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