O vazio básico do documento da ONU para a Rio+20 reside numa completa ausência de uma nova narrativa ou de uma nova cosmologia que poderia garantir a esperança de um “futuro que queremos” lema do grande encontro. Assim como está, nega qualquer futuro promissor.
Para seus formuladores, o futuro depende da economia, pouco importa o adjetivo que se lhe agregue: sustentável ou verde. Especialmente a economia verde opera o grande assalto ao último reduto da natureza: transformar em mercadoria e colocar preço àquilo que é comum, natural, vital e insubstituível para a vida como a água, solos, fertilidade, florestas, genes etc. O que pertence à vida é sagrado e não pode ir para o mercado dos negócios. Mas está indo, sob o imperativo categórico: apropia-te de tudo, faça comércio com tudo , especialmente com a natureza e com seus bens e serviços.
Eis aqui o supremo egocentrismo e a arrogância dos seres humanos, chamado também de antropocentrismo. Estes veem a Terra como um armazém de recursos só para eles, sem se dar conta de que não somos os únicos a habitar a Terra nem somos seus proprietários; não nos sentimos parte da natureza, mas fora e acima dela como seus “mestres e donos”. Esquecemos, entretanto, que existe toda a comunidade de vida visível (5% da biosfera) e os quintilhões de quintilhões de microrganismos invisíveis (95%) que garantem a vitalidade e fecundidade da Terra. Todos estes pertencem ao condomínio Terra e têm direito de viver e conviver conosco. Sem as relações de interdependência com eles, sequer poderíamos existir. O documento desconsidera tudo isso.
Podemos então dizer: Com ele não há salvação. Ele abre o caminho para o abismo. Enquanto tivermos tempo, urge evitá-lo.
Tal vazio se deriva da velha narrativa ou cosmologia. Por narrativa ou cosmologia entendemos a visão do mundo que subjaz às idéias, às práticas, aos hábitos e aos sonhos de uma sociedade. Por ela se procura explicar a origem, a evolução e o propósito do universo, da história e o lugar do ser humano.
A nossa atual é a narrativa ou a cosmologia da conquista do mundo em vista do progresso e do crescimento ilimitado. Caracteriza-se por ser mecanicista, determinística, atomística e reducionista. Por força desta narrativa 20% da população mundial controla e consome 80% de todos os recursos naturais; metade das grandes florestas foram destruídas, 65% das terras agricultáveis, perdidas, cerca de 27 a cem mil espécies de seres vivos desaparecem por ano (Wilson) e mais de mil agentes químicos sintéticos, a maioria tóxicos, são lançados na natureza. Construímos armas de destruição em massa, capazes de eliminar toda vida humana.
O efeito final é o desequilíbrio do sistema-Terra que se expressa pelo aquecimento global. Com os gases já acumulados, até 2035 fatalmente se chegará a 3-4 graus Celsius, o que tornará a vida, assim como a conhecemos praticamente impossível.
A atual crise econômico-financeira que mergulha nações inteiras na miséria nos fazem perder a percepção do risco e conspiram contra qualquer mudança necessária de rumo.
Em contraposição, surge a narrativa ou a cosmologia do cuidado e da responsabilidade universal, potencialmente salvadora. Ela ganhou sua melhor expressão na Carta da Terra. Situa nossa realidade dentro da cosmogênese, aquele imenso processo de evolução que se iniciou há 13,7 bilhões de anos. O universo está continuamente se expandindo, se auto-organizando e se autocriando. Nele tudo é relação em redes e nada existe fora desta relação. Por isso todos os seres são interdependentes e colaboram entre si para garantirem o equilíbrio de todos os fatores. Missão humana reside em cuidar e manter essa harmonia sinfônica.
Precisamos produzir, não para a acumulação e enriquecimento privado mas para o suficiente e decente para todos, respeitando os limites e ciclos da natureza.
Por detrás de todos os seres atua a Energia de fundo que deu origem e sustenta o universo permitindo emergências novas. A mais espetacular delas é a Terra viva e os humanos como a porção consciente dela, com a missão de cuidá-la e de responsabilizar-se por ela.
Esta nova narrativa garante “o futuro que queremos”. Do contrário seremos empurrados fatalmente ao caos coletivo com consequências funestas. Ela se revela inspiradora. Ao invés de fazer negócios com a natureza, nos colocamos no seio dela em profunda sintonia e sinergia, respeitando seus limites e buscando o “bem viver” que é a harmonia entre todos e com a mãe Terra.
Característica desta nova cosmologia é o cuidado no lugar da dominação, o reconhecimento do valor intrínseco de cada ser e não sua mera utilização humana, o respeito por toda a vida e dos direitos da natureza e não sua exploração e a articulação da justiça ecológica com a social.
Esta narrativa está mais de acordo com as reais necessidades humanas e com a lógica do próprio universo. Se o documento Rio+20 a adotasse, como pano de fundo, criar-se-ia a oportunidade de uma civilização planetária na qual o cuidado, a cooperação, o amor, o respeito, a alegria e espiritualidade ganhariam centralidade.
Tal opção apontaria, não para o abismo, mas para o “o futuro que queremos”: uma biocivilização da boa esperança.
Leonardo Boff é autor com Mark Hathaway de O Tao da Libertação: a ecologia da transformação, Vozes 2012.
A alegria clama confiança em um olhar de escuta mística. Boa palavra traz esperança! Obrigado Poeta Leonardo Fraternura! Seu amor acende em mim o mesmo Fogo! Abração!
Espetacular abordagem!
“Precisamos produzir, não para a acumulação e enriquecimento privado mas para o suficiente e decente para todos, respeitando os limites e ciclos da natureza.”
Só conheceremos essa realidade quando a lógica capitalista fenecer de vez. Por enquanto agoniza, não obstante, os poderosos do mundo e seus governos débeis, insistirem em manter o “moribundo vivo”. O preço que estamos pagando é muito alto. Como bem dito, países são levados à bancarrota e suas respectivas populações à miséria total. Temo que a cegueira atual, principalmente das elites governantes, para novas realidades e conceitos, tais como clima, ecologia, bioeconômia (onde haja interação e não exploração da natureza), empresas solidárias, respeito incondicional pela vida em todas as suas dimensões, etc. levará a humanidade, em futuro próximo, a uma realidade de caos e desespero. O planeta há tempos vem sentindo as agressões que nós, seres humanos, ditos racionais, sistematicamente lhe impingimos. Configuramos hoje uma sociedade de desperdício, geramos diariamente toneladas e toneladas de esgoto e lixo, emporcalhamos nossa casa, sem nos darmos conta de que mais cedo ou mais parte a natureza cobrará a fatura. Oxalá esteja eu errado e que meus netos, se os tiver, possam pela nossa mudança de paradigma, viver num planeta limpo e socialmente justo, tendo a consciência de eles não são donos de nada, mas simplesmente parte de algo maior, onde tudo está interligado.
Abraços Gilson
Leonardo Boff
Nós pensadores do planeta Terra estamos prevendo em breve um mega-estouro da bolha financeira. Será maior do que a de 2008, em Wall Street – USA. Esta bolha quando estourar, levará os Estados Unidos e a Europa juntos para o desastre. Pensamos que isto retardará a catástrofe ecológica para mais uns 100 anos para frente, porque as nações ficarão fragilizados demais após a bomba-financeira e poluirão menos.
odeciomendesrocha philosopher
”
Martin Luther King, Jr.
“I Have a Dream”
delivered 28 August 1963, at the Lincoln Memorial, Washington D.C.
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[AUTHENTICITY CERTIFIED: Text version below transcribed directly from audio. (2)]
I am happy to join with you today in what will go down in history as the greatest demonstration for freedom in the history of our nation.
Five score years ago, a great American, in whose symbolic shadow we stand today, signed the Emancipation Proclamation. This momentous decree came as a great beacon light of hope to millions of Negro slaves who had been seared in the flames of withering injustice. It came as a joyous daybreak to end the long night of their captivity.
But one hundred years later, the Negro still is not free. One hundred years later, the life of the Negro is still sadly crippled by the manacles of segregation and the chains of discrimination. One hundred years later, the Negro lives on a lonely island of poverty in the midst of a vast ocean of material prosperity. One hundred years later, the Negro is still languished in the corners of American society and finds himself an exile in his own land. And so we’ve come here today to dramatize a shameful condition.
In a sense we’ve come to our nation’s capital to cash a check. When the architects of our republic wrote the magnificent words of the Constitution and the Declaration of Independence, they were signing a promissory note to which every American was to fall heir. This note was a promise that all men, yes, black men as well as white men, would be guaranteed the “unalienable Rights” of “Life, Liberty and the pursuit of Happiness.” It is obvious today that America has defaulted on this promissory note, insofar as her citizens of color are concerned. Instead of honoring this sacred obligation, America has given the Negro people a bad check, a check which has come back marked “insufficient funds.”
But we refuse to believe that the bank of justice is bankrupt. We refuse to believe that there are insufficient funds in the great vaults of opportunity of this nation. And so, we’ve come to cash this check, a check that will give us upon demand the riches of freedom and the security of justice.
We have also come to this hallowed spot to remind America of the fierce urgency of Now. This is no time to engage in the luxury of cooling off or to take the tranquilizing drug of gradualism. Now is the time to make real the promises of democracy. Now is the time to rise from the dark and desolate valley of segregation to the sunlit path of racial justice. Now is the time to lift our nation from the quicksands of racial injustice to the solid rock of brotherhood. Now is the time to make justice a reality for all of God’s children.
It would be fatal for the nation to overlook the urgency of the moment. This sweltering summer of the Negro’s legitimate discontent will not pass until there is an invigorating autumn of freedom and equality. Nineteen sixty-three is not an end, but a beginning. And those who hope that the Negro needed to blow off steam and will now be content will have a rude awakening if the nation returns to business as usual. And there will be neither rest nor tranquility in America until the Negro is granted his citizenship rights. The whirlwinds of revolt will continue to shake the foundations of our nation until the bright day of justice emerges.
But there is something that I must say to my people, who stand on the warm threshold which leads into the palace of justice: In the process of gaining our rightful place, we must not be guilty of wrongful deeds. Let us not seek to satisfy our thirst for freedom by drinking from the cup of bitterness and hatred. We must forever conduct our struggle on the high plane of dignity and discipline. We must not allow our creative protest to degenerate into physical violence. Again and again, we must rise to the majestic heights of meeting physical force with soul force.
The marvelous new militancy which has engulfed the Negro community must not lead us to a distrust of all white people, for many of our white brothers, as evidenced by their presence here today, have come to realize that their destiny is tied up with our destiny. And they have come to realize that their freedom is inextricably bound to our freedom.
We cannot walk alone.
And as we walk, we must make the pledge that we shall always march ahead.
We cannot turn back.
There are those who are asking the devotees of civil rights, “When will you be satisfied?” We can never be satisfied as long as the Negro is the victim of the unspeakable horrors of police brutality. We can never be satisfied as long as our bodies, heavy with the fatigue of travel, cannot gain lodging in the motels of the highways and the hotels of the cities. We cannot be satisfied as long as the negro’s basic mobility is from a smaller ghetto to a larger one. We can never be satisfied as long as our children are stripped of their self-hood and robbed of their dignity by signs stating: “For Whites Only.” We cannot be satisfied as long as a Negro in Mississippi cannot vote and a Negro in New York believes he has nothing for which to vote. No, no, we are not satisfied, and we will not be satisfied until “justice rolls down like waters, and righteousness like a mighty stream.”¹
I am not unmindful that some of you have come here out of great trials and tribulations. Some of you have come fresh from narrow jail cells. And some of you have come from areas where your quest — quest for freedom left you battered by the storms of persecution and staggered by the winds of police brutality. You have been the veterans of creative suffering. Continue to work with the faith that unearned suffering is redemptive. Go back to Mississippi, go back to Alabama, go back to South Carolina, go back to Georgia, go back to Louisiana, go back to the slums and ghettos of our northern cities, knowing that somehow this situation can and will be changed.
Let us not wallow in the valley of despair, I say to you today, my friends.
And so even though we face the difficulties of today and tomorrow, I still have a dream. It is a dream deeply rooted in the American dream.
I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: “We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal.”
I have a dream that one day on the red hills of Georgia, the sons of former slaves and the sons of former slave owners will be able to sit down together at the table of brotherhood.
I have a dream that one day even the state of Mississippi, a state sweltering with the heat of injustice, sweltering with the heat of oppression, will be transformed into an oasis of freedom and justice.
I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character.
I have a dream today!
I have a dream that one day, down in Alabama, with its vicious racists, with its governor having his lips dripping with the words of “interposition” and “nullification” — one day right there in Alabama little black boys and black girls will be able to join hands with little white boys and white girls as sisters and brothers.
I have a dream today!
I have a dream that one day every valley shall be exalted, and every hill and mountain shall be made low, the rough places will be made plain, and the crooked places will be made straight; “and the glory of the Lord shall be revealed and all flesh shall see it together.”2
This is our hope, and this is the faith that I go back to the South with.
With this faith, we will be able to hew out of the mountain of despair a stone of hope. With this faith, we will be able to transform the jangling discords of our nation into a beautiful symphony of brotherhood. With this faith, we will be able to work together, to pray together, to struggle together, to go to jail together, to stand up for freedom together, knowing that we will be free one day.
And this will be the day — this will be the day when all of God’s children will be able to sing with new meaning:
My country ’tis of thee, sweet land of liberty, of thee I sing.
Land where my fathers died, land of the Pilgrim’s pride,
From every mountainside, let freedom ring!
And if America is to be a great nation, this must become true.
And so let freedom ring from the prodigious hilltops of New Hampshire.
Let freedom ring from the mighty mountains of New York.
Let freedom ring from the heightening Alleghenies of Pennsylvania.
Let freedom ring from the snow-capped Rockies of Colorado.
Let freedom ring from the curvaceous slopes of California.
But not only that:
Let freedom ring from Stone Mountain of Georgia.
Let freedom ring from Lookout Mountain of Tennessee.
Let freedom ring from every hill and molehill of Mississippi.
From every mountainside, let freedom ring.
And when this happens, when we allow freedom ring, when we let it ring from every village and every hamlet, from every state and every city, we will be able to speed up that day when all of God’s children, black men and white men, Jews and Gentiles, Protestants and Catholics, will be able to join hands and sing in the words of the old Negro spiritual:
Free at last! Free at last!
Thank God Almighty, we are free at last!”
Caro Leonardo Boff
Faça as transposições que sei que sabes que são necessárias, aplique os fundamentos do discurso acima à humanidade. Sabes também que não existe mais o conceito de raça e sim o de etnia.
Abraços
Jose Severiano
Ps.: espero que o sentido de meu comentário se adapte ao que você fala acima.
Esto es desde que Colon vino a America, y sigue hasta hoy, la riqueza europea parte de la muerte por trabajo forzado para extraer riqueza de las tierras de America del Sur y Centro, y de Asia, los muertos son los de siempre, los indigenas, los africanos, la esclavitud, la miseria, y la devastación ambiental, Que esperaban, que cambiara que? Si nadie quiere dejar de comer bananas, tomar café, azucar, cacao, chocolate, cubiertas nuevas, prendas de algodón que dan vida a los intermediarios y cuestan vidas a los trabajadores mal pagos que sacan la materia de la tierra y se trepan a los arboles, y ni siquieran pueden comer bien.- El comercio es para los vivos, y los que comen mientras esos vivos quieren y luego los matan de hambre, les sacan provecho y los dejan abandonados. La tierra tiene un fin, está próximo, el basta ya está comenzando, y no es el ser humano terreno, el que va a decir cuando, es el ser espiritual que transita por su etapa terrena quien se subleva.
Te amo em alegria sem volta meu Amigo!!!! Obrigado Profeta!
Caro Leonardo Boff
Iniciarei minha conclusão com uma explicação tirada da física :
Se tivermos que deslocar um bloco de granito, por exemplo, de uma tonelada em condições normais (considerando o atrito do bloco sobre a superfície em que está, momento de inércia e etç.). Para conseguirmos deslocá-lo inicialmente necessitaremos a aplicação uma fôrça bem maior do que aquela para mantê-lo em movimento. Em contrapartida a medida que o mesmo bloco ganha velocidade aumento sua energia cinética e para pará-lo necessitaremos de muito mais fôrça ainda para para-lo.
Aonde quero chegar : estamos passando por uma etapa, da qual não sei se sairemos ou não, esta reunião do Rio+20 será simplesmente, mais uma reunião, que provavelmente não nos levará a lugar nenhum.
Urge que tomemos, todos como cidadãos do mundo, nas nossas mãos o destino da humanidade e do planeta porque com com as lideranças, rotas, desgastadas, sem credibilidade nenhuma, corruptas que estão ai, com certeza, acabaremos simplesmente com um desastre global.
E o “I have a dream” will not happen ever…
Abraços
José Severiano
Caro Leonardo Boff
Começarei, novamente com mais uma analogia : uma sociedade a dois (sociedade privada ou pública) só dá certo (te digo por experiência) se um sócio tiver um perfil otimista e o outro um perfil mais pessimista, só assim se consegue um certo equilíbrio e justiça.
Transponhamos essa analogia a todas, digo todas, relações entre : estado e povo, direitos humanos e povo, FMI e povo, ONU e paises e por ai vai.
O que vemos é que todas, digo sem exceção, servem a dois “patrões”, exemplo : tomemos os Direitos Humanos :
-quando uma senhora como Madeleine Albright concede uma entrevista na qual defende que o assassinato (essa é a palavra correta) de meio milhão de crianças iraquianas é justificável o mesmo (Direitos Humanos) simplesmente se cala, mas quando o povo se rebela contra a exploração das oligarquias, o mesmo Direitos Humanos intervém e diz que é para evitar abusos, etc.;
-quando Israel com sua liderança radical, ultra-ortodoxa massacra os Palestinos, nada se fala ou se se fala é com uma delicadeza de dar pena (é como se estivesse dando uma palmadinha numa criança levada), em contrapartida se os Palestinos reagem à invasão de seus territórios ocorre o contrário;
-a ONU só existe no papel, o Sr,. Bush tratou de rasgar o Tratado das nações, pisotear a mesma e invadir o Iraque baseado numa ou várias mentiras, que todos sabem. Nada se faz. Resultado, vários milhares de mortos, massacres, torturas, arbitrariedades e etc. Neste caso em especial a comissão Internacional de Direitos Humanos virou a cara para o outro lado na verdade.
Conclusão : o que presenciamos é uma visão unilateral, burra, egoísta, estúpida e porque não dizer até genocida destas instituições, falidas diga-se de passagem, que querem impor uma moral que não possuem.
Para mim Rio+20 vai se mostrar mais um fracasso. Não que seja contra a que ela ocorra mas para ver se o povo acorda e toma atitudes, ao contrário de vários que já citei, atitudes pacificas, mas ao mesmo tempo enérgicas.
Na verdade a questão ambiental passa a ser paralela, não só primordial pois se não resolvermos as outras questões de nada irá adiantar.
Abraços
José Severiano
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Caro Leonardo Boff
Para concluir, há momentos em que fico pensando sobre a multitude de urgências pelas quais a humanidade está passando, e me pergunto : será que a primeira não deveria ser aquela em que tomemos consciência de que precisamos já, de mudarmos nossa visão ética da natureza, nossa postura com relação aos outros seres que co-habitam conosco este planeta e, definitivamente, de uma vez por todas, concluirmos que a natureza não existe para ser simplesmente usada no sentido simplesmente utilitarista ?
Abraços
Jose Severiano